Aquário autociclante


 

Iniciando um projeto de aquário plantado, após ver algumas imagens na internet, me interessei pelo assunto e fui pesquisar mais e achei muito interessante o processo. Já tive aquário antes e era muito trabalhoso, tanto que acabei me desfazendo dele. 

Mas agora estou montando esse novo aquário com o sistema autociclante, ou seja, um sistema que não utiliza bombas e nem filtros, somente plantas naturais que fazem a oxigenação e a filtragem da água, e claro, tem que fazer TPA (troca parcial de água). E está ficando bonito, a imagem acima é o meu projeto.

Referências:

Tudo começa com uma boa pesquisa, assisti diversos canais no youtube sobre o assunto, tem muito projeto sensacional, pessoal muito criativo, vou listar abaixo os que achei mais relevantes:

Materiais:

Após muita pesquisa, para entender quais as plantas certas, o substrato necessário para o desenvolvimento das plantas, iniciei a busca dos materiais. Aí começa a dificuldade.

  • Vaso redondo para aquário - inicialmente achei que era o item mais caro do projeto devido a dificuldade de encontrar. Esse que adquiri é de 9,8 litros e encontra fácil no mercado libre, o produto não é tão caro, mas o frete...
  • Substrato fértil - essencial para nutrir as plantas, diversas marcas e valores no mercado.
  • Luminária - em algumas pesquisas descobri que para o tamanho do aquário que estou utilizando, a lâmpada precisaria ser de +/- 600 lumens. 
  • As plantas - aí vai do gosto de cada um, tem diversos tipos de plantas nas lojas.
  • Tronco de madeira - quando soube o custo de um tronco de madeira na loja especializada, me caiu os butiá dos bolsos.... Considero esse item opcional, mas tem que ser tratado.
  • Pedras - também precisa analisar o que pretende fazer, que tipo de decoração. Eu utilizei pedras de rio mesmo, e até em floricultura você vai encontrar.
  • Base para o aquário, usei um pedaço de tábua. Mas o importante é usar um EVA no fundo do vidro (externo) pois com o peso do substrato, ou da base, mais pedras e a água, o aquário fica muito pesado, podendo vir a trincar o vidro. (Ví essa dica em vários vídeos do pessoal que fez esse tipo de aquário).



Na imagem acima, o aquário já estava com doze dias e no momento tenho somente as plantas, no futuro tenho a intenção de colocar alguns peixes.

Aquarismo - ou aquariofilia é a prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, em recipiente de vidro, acrílico ou plástico conhecidos como aquários, ou em tranques naturais ou artificiais para fim ornamental ou de estudo, distinguindo-se assim essa atividade da piscicultura ou aquacultura, que tem aspectos de produção. fonte: wikipédia



0 Comentários